Quer ver o que acontece quando um balão explode na estratosfera? [vídeo]

Você já deve ter visto por aqui diversos vídeos de câmeras ou outros objetos enviados à estratosfera por cientistas amadores, não é mesmo? Mas nenhum desses experimentos jamais mostrou o que acontece quando o balão explode nessa camada da nossa atmosfera.

Assim, o filme acima, produzido pelo pessoal do Operation StratoSphere, mostra como um balão se comporta ao explodir a quase 30 mil metros de atura. E se você pensa que registrar imagens desse tipo é algo simples de fazer, os rapazes do projeto garantem que é muito mais fácil enviar uma câmera ao espaço, perdê-la e voltar a encontrá-la depois de sua aterrissagem em algum ponto aqui na Terra.

Caso você tenha ficado curioso sobre como as imagens foram capturadas, a intenção do projeto Operation StratoSphere era a de registrar pela primeira vez uma panorâmica totalmente esférica de uma pequena parte do nosso planeta. Assim, foram utilizadas seis câmeras, que foram colocadas dentro de um cubo e enviadas ao espaço. No vídeo, abaixo você pode conferir o que as seis filmaram ao mesmo tempo enquanto voltavam para a superfície:

Fonte: Operation StratoSphere YouTube 1YouTube 2